Como melhorar sua digestão ao consumir leguminosas?
Leguminosas são um tipo específico de grãos produzidos em vagens, como feijão, lentilha, grão de bico, soja e amendoim.
As leguminosas são conhecidas por serem ricas em ferro, fibras, proteínas e minerais mas algumas possuem alto teor de carboidratos também. Porém entre os seus benefícios e tipos, algumas delas também são bastante conhecidas por gerarem desconfortos e estufamentos após o consumo, dificultando assim o consumo principalmente por parte dos pacientes que fazem procedimentos gástricos. Principalmente o famosos na mesa dos brasileiros : o feijão!
Mas notícia boa é que existem possibilidades de preparar adequadamente estas leguminosas garantindo assim um melhor digestão ao consumi-las sem perder os benefícios, ou até mesmo melhorando os benefícios de consumo deste grupo – A GERMINAÇÃO DE LEGUMINOSAS.
A germinação de grãos garante uma melhor digestão, melhor disponibilidade das vitaminas e antioxidantes disponíveis nestes alimentos, diminui fatores antinutricionais que comprometem a absorção dos nutrientes pelo organismo e causam os desconfortos abdominais e melhoram a capacidade do organismo em absorver os seus nutrientes.
Como fazer?
Coloque os grãos em um pote ou tigela de vidro limpo e cubra-os com água filtrada;
- Deixe de molho por 8 a 12 horas em um local escuro;
- Jogue fora a água do molho e enxague bem os grãos;
- Coloque-os em uma peneira e cubra com um pano;
- Enxague-os pela manhã e à noite (e pelo menos 3x/dia nos dias mais quentes) deixando-os escorrendo na peneira;
- Após cerca de 24 horas enxaguando e deixando escorrer, os grãos começam a germinar e já podem ser consumidos inclusive com os brotos.
Dra. Renata D. Feliciano
Nutricionista Funcional
CRN10 – 3307