FAQ

Balão Gástrico

Dúvidas frequentes

Como é colocado o balão gástrico?

O balão é colocado por endoscopia, sem anestesia e apenas sedação. A principal diferença da endoscopia de rotina é que o tempo do procedimento é um pouco maior.
O balão de silicone vazio é levado até o estômago e progressivamente vai se enchendo sob visão da endoscopia. Quando estiver com 70-80% do reservatório gástrico cheio remove-se a sonda e fecha-se A VALVULA l, deixando o balão no estômago.

Quais exames preciso para colocar o balão?

O único exame indispensável é uma endoscopia anterior à colocada do balão para ver se a pessoa não tem nenhuma doença grave no estômago. E caso sejam necessários outros exames, a equipe irá solicitar.

O que impede a colocação do balão?

A contraindicação mais importante é não ter operado o estômago anteriormente, por exemplo, com cirurgia bariátrica ou cirurgia de refluxo.

Qual a idade mínima e máxima?

O balão pode ser posto após os 16-18 anos, mas em casos específicos, se coloca em adolescentes após os 12 anos com acompanhamento de psicólogos e dos pais com resultados excelentes.

Quanto tempo pode ficar o balão gástrico?

Temos hoje 2 balões no mercado em relação a tempo. Um feito para durar de 6 a 8 meses que normalmente se utiliza em ganhos de peso de curto como por exemplo após a gestação, uso de corticoide onde a reeducação alimentar não será tão.

E o balão de 12 meses que acaba sendo o mais utilizado pois o peso alto normalmente e um problema de longa duração onde o paciente já tem várias tentativas sem sucesso de perda de peso com pouca perda ou reganho e ficando o balão por um ano terá o tempo necessário não apenas para perder peso mas principalmente vários meses já estável para reeducar seus hábitos alimentares.

E quando ouso o balão reajustável? Este também o balão reajustável “spatz” que funciona como opção em pacientes mais idosos, adolescentes e caso tenha a necessidade de um segundo balão gástrico . este balão oferece a possibilidade de ser esvaziado ou enchido caso se faça necessário com isso permitindo que em casos específicos possa se encher o balão aos poucos ou até diminuir caso o paciente apresente pouca tolerância ao volume utilizado.

Serei acompanhado por nutricionista?

Sim. Durante todo o tempo do balão terá uma nutricionista auxiliando no resultado do balão gástrico e resolvendo as dúvidas alimentares.

Existem casos de rejeição?

Apesar de ser bem raro, existem casos de rejeição. mas os pacientes têm todo o apoio, explicações e medicações necessárias para evitar que isso ocorra.

Como é a adaptação ao balão?

Todos os pacientes apresentam de 2 a 3 dias de adaptação. Essa adaptação é muito diferente de paciente para paciente. A maioria tem náuseas, alguns vômitos e dores que quando medicados melhoram muito.

Após 3 dias, praticamente desaparecem, voltando a acontecer apenas com abusos alimentares. Todos os pacientes tem acesso ao celular do Dr. Hans terem o apoio necessário quando necessário durante a adaptação do balão.

Quanto de peso irei perder?

O balão é um método que, junto com nutricionista e atividades físicas, tem como objetivo perder até 25% do peso total do paciente. Esse resultado pode variar de acordo com a dedicação do paciente.

Como funciona o balão?

O balão funciona de 3 maneiras:

1- O seu volume pesa no estômago como se fosse uma refeição completa e tira o apetite do paciente;

2- Se a pessoa se alimentar, logo sentirá plenitude e saciedade pois tem pouco espaço sobrando em volta do balão;

3- Depois de se alimentar a comida ficará mais tempo no estômago pois a digestão é bem mais lenta e “êxtase” gástrica prolongada, no caso de que não esteja se cuidando adequadamente com pequenas quantidades ou mastigando bem a comida tera dificuldade de se alimentar.

Os sintomas são iguais em todos os pacientes?

Não! Variam muito.

Por exemplo o apetite com um balão de 700 gramas deveria estar ausente, mas muitos pacientes ainda têm apetite, por causa da ansiedade que causa “vontade de comer ou gula” e não, apetite.

Outros pacientes têm a anatomia diferente e por vezes conseguem ingerir quantidades maiores que outros.

Mas todos os pacientes recebem sinais que indicam que comeu demais e que está na hora de parar. Desde sinais como dor, vômitos e eructações pelo excesso, como apenas sensação de “estufamento” em alguns e desconforto com o excesso.

Como é feita a retirada?

A retirada do balão também é feita com endoscopia, assim como na colocação, com sedação sem anestesia, após fazer 2-3 dias de dieta líquida. O balão é rompido e aspirado o líquido dele, removendo o balão vazio com uma alça.

Do que é preenchido o balão?

O balão é preenchido com soro fisiológico e um corante forte chamado azul de metileno, para que, caso tenha qualquer vazamento, a pessoa perceba a urina esverdeada. Isso acontece muito raramente, mas deve-se comunicar o médico imediatamente!

Que outros sintomas posso ter durante o uso do balão?

É muito comum uma piora do refluxo, pois o estômago estará sempre cheio, mas isso é controlado através de medicação.

Também, por vezes, pode desregular um pouco o intestino pela alteração na alimentação.

Posso viajar de avião com o balão?

Após os primeiros dias de adaptação todos podem viajar sim. O paciente ganha uma carteira para poder fazer voos internacionais, inclusive.

E se moro longe da clínica?

A maioria dos pacientes não são de Blumenau, sendo comum fazerem viagens para colocar e retirar o balão.

E como será meu contato com o médico?

Os pacientes realizam uma consulta para tirar suas dúvidas e esclarecer detalhes. Marca-se a colocação e todos terão acompanhamento após, inclusive fornecer o celular do médico a todos os pacientes com balão, para um contato direto com ele.

E onde coloco o balão?
Na clínica de endoscopia Digest que fica dentro do Hospital Santa Catarina de Blumenau.
Clínica esta, que tem 24 horas de funcionamento para urgências e se localiza dentro do hospital com toda a segurança necessária.
E qual a experiência do médico?

O Dr. Hans Roman Wulf Vieira já realizou mais de 2.000 colocações de balões, sendo que hoje se dedica apenas à endoscopia bariátrica.

Posso colocar um segundo balão?

O ideal é não ter isso como uma possibilidade. O primeiro já será a solução do sobrepeso ou obesidade. Mas caso, por um infortúnio, o paciente volte a ganhar peso, pode-se sim colocar outro balão. Lembrando sempre que isso deve ser algo excepcional, pois todo o acompanhamento é feito para se manter magro e não apenas para perda de peso.

Terão alimentos que estarei proibido de consumir?

Tem alimentos que serão mais difíceis de comer, como carne vermelha e outras, que serão ingeridos esporadicamente por terem a digestão difícil, mas essas dúvidas serão alinhadas com a nutricionista.

Posso beber álcool?

O ideal diminuir a ingesta alcoólica por sua alta carga calórica mas 1-2 taças de vinho e por exemplo drinques como gin com tônica zero podem ser eventualmente ingeridos.

Todas essas questões serão definidas juntamente com a nutricionista.

Após a fase de adaptação posso realizar atividades físicas?

Todos, não só podem, como devem realizar atividades físicas com o objetivo de ter o problema da obesidade resolvido por completo. O que recomendamos é uma mudança de estilo de vida.

GASTROPLASTIA ENDOSCOPICA OU
REDUÇÃO DO ESTÔMAGO POR ENDOSCOPIA

Dúvidas frequentes

Quanto tempo já se faz a gastroplastia endoscópica?

No Brasil se faz desde final de 2017 mas no mundo já se faz há mais de 8 anos com mais de 20 mil casos já realizados sendo a maior clínica de rochester o lugar de referencia nos usa e já foi aprovado inclusive nos estados unidos pelo FDA (órgão regular de novos procedimentos que tenham comprovado o seu benefício).

Como se realiza a ESG?

O procedimento se realiza sem cortes apenas com aparelho de endoscopia onde se acopla um equipamento de sutura (chamado overstich) e com ele se consegue costurar o estômago com vários fios que irão diminuir o diâmetro (tamanho) do estômago circunferencial mente fazendo ao final um pequeno túnel (cada fio funciona como se fecha um saco de sapato) reduzindo em 70% o seu tamanho original.

Porquê irei perder peso?

Com a nova anatomia do estômago ocorre um retardo no esvaziamento gástrico e o paciente ficara com mais saciedade e também pelo pequeno tamanho do estômago ira ingerir menor quantidade de alimentos evitando os exageros tão perigosos perdendo peso progressivamente.

Quanto se perde de peso com a ESG?

Qualquer perda de peso quer seja a bariátrica tradicional ou gastroplastia endoscópica necessita da cooperação do paciente associando a atividades físicas e o auxilio da nutricionista para otimizar o resultados na redução do estômago por endoscopia se perde de 20% a 25% do peso total.

Com a gastroplastia endoscópica ocorre desnutrição?

Não ocorre perda de vitaminas ou anemia pois o paciente não terá by pass (desvio do intestino) e com isso se seguir uma dieta adequada ira perder peso com saúde e sem desnutrição não tendo consequências de perda de cabelo unhas frágeis osteoporose entre outros.

Quanto tempo dura a realização da gastroplastia endoscópica?

O procedimento tem a duração em média 60-90 minutos dependendo do tamanho do estômago do paciente e do numero de suturas necessárias para se deixar o estômago pequeno.

Onde se realiza o procedimento?

O procedimento e realizado no centro cirúrgico do hospital Santa Catarina preferencialmente com anestesia geral para se ter a tranquilidade necessária de realizar o procedimento o mais seguro e eficiente possível.

Como é o pós operatório?

O paciente normalmente se sente bem logo após o procedimento com sintomas leves de cólicas e náuseas e após ingerir líquidos caminhar e esperar 3-4 horas será liberado para casa com a medicação e dieta adequada para os primeiros dias.

Atividades de escritório (home office) e dirigir, já pode realizar no dia seguinte e em 2-3 dias já volta para a sua rotina habitual mas atividades físicas mais intensas após 15-18 dias.

E como será a dieta após a ESG?

A dieta será muito importante e o paciente terá que respeitar 16-18 dias de dieta líquida para a adequada cicatrização do procedimento e a adaptação ao estômago agora com volume menor e após este período poderá voltar a dieta normal que será orientada pela nutricionista.

Quais os riscos da Gastroplastia endoscópica?

Essa outra grande vantagem do método, a segurança por ser realizada sem anastomose e cortes ocorrem poucas complicações e mesmo essas de pequeno porte. tendo um risco mínimo de sangramento dos pontos que por endoscopia normalmente se consegue controlar.

Quem pode realizar a Gastroplastia endoscópica?

O paciente ideal e o que tenha IMC de obesidade leve e moderada, mas pacientes com obesidade grau 3 (mórbida) que não possam ou não queiram fazer a cirurgia bariátrica tradicional também podem realizar o procedimento lembrando q a perda será de 20-25% do peso total.

Que outras utilidades tem o ovestitch ou sutura endoscópica?

Outra aplicação da Gastroplastia endoscópica será dos pacientes que tiveram reganho peso após a cirurgia bariátrica estes podem por endoscopia fazer a “recalibragem” do estômago que dilatou e pelas suturas realizadas pela endoscopia conseguem fazer o estômago e a anastomose voltarem a serem pequenos como no pós-operatório da bariátrica.

O que preciso para fazer a cirurgia?

São necessários poucos exames de sangue eletrocardiograma e ultrassom para averiguar se o paciente está saudável e que tudo transcorra dentro da segurança prevista.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.