Estudo aponta alta eficácia da Gastroplastia endoscópica na perda de peso

Estudo aponta alta eficácia da Gastroplastia endoscópica na perda de peso

A Gastroplastia Endoscópica ou Redução do Estômago por endoscopia é um método moderno realizado apenas por endoscopia, menos invasivo e sem a necessidade de cortes. A redução do estômago realiza-se com pontos circulares no estômago reduzindo seu tamanho em aproximadamente 70% formando um pequeno túnel.

A matéria apresentada pela CNN Brasil traz destaques sobre um estudo realizado sobre a Gastroplastia e o que se observou que o método tem eficácia de 87,5% para perda de peso sustentada. O procedimento é indicado para pacientes com obesidade leve a moderada, com índice de massa corporal (IMC) maior que 30kg/m², conforme aponta estudo apresentado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os pesquisadores da UFMG acompanharam 189 pacientes submetidos à gastroplastia endoscópica no intervalo de 12 a 48 meses após o procedimento, com o objetivo de verificar a eficácia e a segurança da intervenção e a durabilidade dos efeitos na prática.

A pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado do cirurgião geral e endoscopista Bruno Sander, no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia da UFMG.

Os participantes do estudo registraram perda de peso sustentada, mantida ao longo dos quatro anos analisados, superior a 20% do peso corporal inicial.

Quem pode fazer Gastroplastia? 

O procedimento é indicado para pacientes diagnosticados com obesidade grau I e II, com ou sem comorbidades, e que não gostariam de realizar um procedimento mais agressivo, como o bypass gástrico e a gastrectomia vertical.

Como é realizado? 

O procedimento é realizado por um médico especialista em Gastroenterologia, assim como o Dr. Hans Vieira. O paciente recebe uma anestesia geral e por meio de uma endoscopia, seu estômago é costurado a partir de um dispositivo chamado Overstitch (um sistema de sutura endoscópico).

O estômago é dividido em três partes anatômicas: fundo, corpo e antro. A costura é realizada apenas na parte do corpo gástrico, em sua grande curvatura, que corresponde a 2/3 de todo o estômago. São realizadas as suturas, aproximando internamente as paredes do estômago, tornando-o no formato de um tubo. É um procedimento que leva em média de 40 a 50 minutos, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia, sem necessidade de internação.

Baixo risco de complicações

O procedimento é realizado no centro cirúrgico do Hospital Santa Catarina em Blumenau com a duração de 60-90 minutos e tem a vantagem de após 3-4 horas o paciente pode ter alta para casa e habitualmente após 2-3 dias pode voltar a sua diária.

O paciente irá ingerir bem menos quantidade de comida pelo tamanho reduzido do estômago, a digestão será mais lenta acompanhado de sensação de saciedade conseguindo a perda de peso de 20 a 25% do peso total inicial, sempre com acompanhamento da nutricionista e atividades físicas que poderão ser realizadas após 2 semanas do procedimento.

O Dr. Hans já realiza o procedimento há 4 anos com mais de 350 casos tendo a maior experiência do sul do brasil sendo atualmente o orientador (proctor) do método para a empresa Apollo(UK).

Resultados esperados com a redução

Com o procedimento, é possível ter resultados de perda de peso duradouros, similar às cirurgias tradicionais de redução do estômago. Aliado a atividade física e dieta balanceada, é possível perder até 20% do peso em relação ao início do tratamento. 

Se ainda restou alguma dúvida sobre a gastroplastia endoscópica, você pode entrar em contato conosco por aqui