Dormir bem faz realmente diferença?

Dormir bem faz realmente diferença?

Com toda a certeza! Há muito se escuta falar que o sono é importante para uma manutenção de peso adequada, para saúde e bem-estar, por quê?

Inicialmente porque é através da boa noite de sono que há uma reorganização do corpo como um todo, hormônios, renovação celular e restabelecimento de órgãos. Além disso, será importante para questão estética!

O sono é ativado através de um neuro-hormônio conhecido como melatonina, produzido pela glândula pineal e dessa forma sendo lançado na corrente sanguínea para sua correta função no organismo. Pessoas que apresentam insônia possuem uma disfunção na produção deste hormônio, dessa maneira é importante buscar meios de melhorar a síntese do mesmo no organismo. Além da suplementação, há uma série de fatores que influenciam para a síntese deste hormônio, como: pouca luz perto da hora de dormir, evitar luz azul (celular, televisão e computador), buscar uma respiração adequada para relaxar, utilizar alimentos ricos em triptofano (percursor da serotonina, hormônio do prazer, bem-estar e saciedade e que auxilia para produção de melatonina) como: banana, aveia, cebola, vinho tinto, milho, arroz, frutas vermelhas, como a cereja, etc. E fazer uso de chás ansiolíticos também ajudarão neste sentido, como: hortelã, camomila, melissa, erva-cidreira, entre outros.

A prática de atividade física também poderá servir de coadjuvante para melhorar a qualidade de seu sono, o que, segundo estudos, não ocorre de imediato e sim após uma prática regular, constante.

De qualquer forma a ideia é antes de qualquer coisa reorganizar todos estes fatores antes de recorrer de início a medicação!