RECEITA – Aprenda a fazer um fondue light para adoçar esse Outono.
Depois de amanhã é Páscoa! E muita gente deve estar se perguntando se dá pra ser feliz nesse dia em que o que a gente mais faz é comer doce, estando de dieta. E a nossa resposta é: dá sim.
Ninguém precisa abrir mão de um chocolatinho no domingo de Páscoa, afinal, é um dia especial. Mas você também pode encontrar meios de comer o chocolate sem mandar a dieta por água abaixo. Como? Receitas light, obviamente.
O inverno traz o frio, a moleza no fim de tarde, a vontade de se esconder embaixo do edredom. Mas esta estação também detona a vontade de comer alimentos gordurosos e calóricos, típicos da época mais gelada do ano.
Entre estes alimentos está o fondue, esta delícia vinda da Suíça que já entrou no cardápio dos brasileiros. Em volta das panelas de fondue, é possível fazer reuniões de amigos em casa, almoços românticos em restaurantes especializados ou experimentar novos sabores nas cidades de serra.
Queijo, chocolate, carne, frango, frutos do mar… o fondue pode ser servido como entrada, prato principal e sobremesa, uma verdadeira explosão de calorias que não deve ser consumida com freqüência para não comprometer a boa forma.
Dicas para deixar seu fondue mais magro:
– Troque o leite integral pelo desnatado.
– O fondue de chocolate normalmente leve licor, mas você pode trocá-lo por suco de laranja ou limão, que dá um toque cítrico sem deixar o fondue tão calórico. Divida a porção de chocolate da receita em duas partes, sendo uma de chocolate amargo e uma de chocolate ao leite.
– Opte sempre por frutas como acompanhamento em detrimento dos pães, que são muito mais calóricos.
– Fuja dos fondues de carne e frango. Eles são fritos diretamente no óleo e é difícil conseguir deixá-los mais magros.
Se for comer fondue em um restaurante, não tem muito jeito de deixá-lo mais light, não é mesmo? Então opte por apenas um dos tipos para não comprometer muito a dieta. E aproveite o inverno!