Prós e contras: perder peso tomando shake, é saudável?

Prós e contras: perder peso tomando shake, é saudável?

Hoje em dia existe uma infinidade de dietas, para todos os tipos de pessoas e com as mais inusitadas recomendações.
 
A melhor alternativa para se emagrecer sempre vai ser com o acompanhamento de um profissional nutricionista. Afinal, ele é o profissional mais capacitado para adequar conceitos de dieta à uma alimentação e garantir o atendimento das necessidades de cada indivíduo.
 
Excluir alimentos com alto teor de gorduras, como fast food, doces e refrigerantes é o primeiro passo para a perda de peso. Mas quem nunca se sentiu tentado pela perda de uns quilinhos à mais tomando milk shake?
 
A verdade é que a dieta do shake tem sim suas vantagens. Primeiramente por ser prática e de fácil entendimento. A perda de peso é rápida, podendo ser feita em ocasiões em que se queira emagrecer  de forma imediata.
 
Porém, os contras também pesam bastante. A rápida eliminação de peso, por exemplo, não representa apenas eliminação de gordura, mas também de água e músculos, o que pode levar à recuperação do peso perdido. Caso não seja combinada com refeições balanceadas, não promoverá a reeducação alimentar, o que pode contribuir para o reganho de peso, assim que interromper a utilização desses produtos.
 
É uma dieta monótona, o que pode desestimular seu seguimento. Nem todos os shakes fornecem quantidades suficientes de cada nutriente, o que a longo prazo, pode causar deficiências nutricionais ao organismo, como fraqueza, anemia, queda de cabelos.
 
Resumindo toda a história: você pode emagrecer tomando shake sim, porém, o shake por si só não garante um emagrecimento saudável. Utilize o método como um plus na sua dieta, mas lembre-se sempre que a reeducação alimentar e a prática de atividade física são as melhores – e mais práticas maneiras de fazer uma dieta.