Música e atividade física: dicas para a sua playlist melhorar ainda mais o seu desempenho.

Música e atividade física: dicas para a sua playlist melhorar ainda mais o seu desempenho.

Exercícios aeróbicos, jogos esportivos, caminhadas, exercícios dentro da água, tudo isso torna-se muito mais divertido acompanhado de música.
 
Que ouvir uma boa música du­­rante a atividade física incentiva a continuação do exercício físico até o final pode parecer repetitivo para quem se exercita. Porém já existem estudos científicos que comprovam: o ritmo da música contribui para aumento da performance e diminuição do cansaço.
 
Mas antes de selecionar músicas e sair correndo por aí, é importante ficar atento para o volume do som, realizar alongamentos e aquecimentos:
 

  • O limite do volume deve ser de 80 a 85 decibéis. Nem sempre volume muito alto é sinal de motivação. Som muito alto pode prejudicar os ouvidos.
  • Ao selecionar as músicas, misture artistas ou mescle estilos. Isso contribui para que a atividade física não torne-se cansativa tão facilmente.
  • Não comece uma atividade física sem antes fazer uma avaliação médica, que deve incluir exames com cardiologista e ortopedista.
  • Siga uma programação de atividades recomendada pelo médico e não exceda limites. A chance de lesões aumenta e todo o condicionamento físico pode ser perdido com uma pausa prolongada para se recuperar.
  • Escute músicas que te deixem feliz e motivem a continuar. Músicas com ritmo acelerado aumentam a frequência cardíaca e incentiva a liberação de hormônios como a noradrenalina, que ajuda na batalha contra o estresse.

Prepare a sua melhor playlist, coloque uma roupa confortável e leve uma vida mais saudável se exercitando enquanto ouve a sua banda favorita!