
Autoestima, saúde e recomeço: o relato sincero de quem venceu a balança
É sempre uma alegria acompanhar a jornada dos nossos pacientes. A Leatrice, mais conhecida como Tici, é uma dessas pessoas especiais que nos inspiram com sua coragem, determinação e sinceridade. Ela compartilhou um relato emocionante sobre sua trajetória com o balão gástrico e a gastroplastia endoscópica, mostrando como cada passo foi importante na busca por saúde, bem-estar e autoestima. A seguir, o depoimento completo, com as palavras da própria Tici:
Oi pessoal, me chamo Tici. Criei coragem de vir aqui conversar um pouquinho com vocês e contar um pouquinho de um novo ciclo em minha vida.
Em 2006, tive uma hérnia de disco lombar. Simplesmente, no final do dia, travei e não consegui mais andar. Dali fui para cirurgia e, depois, comecei a me recuperar para continuar a rotina normal. Nessa trajetória, até 2011, eu tive episódios de ansiedade, dores e alguns procedimentos realizados na minha coluna. Engordei 15 quilos. Fiz de tudo: dieta, nutricionista, medicação… Só não atividade física, pois não gosto e não sou fã.
Então, vim estudando, conversando com pessoas que realizaram o procedimento e me arrisquei: fui lá e coloquei o balão gástrico. Para mim, a adaptação foi supermaravilhosa. Ali perdi 28 quilos. Superfeliz, autoestima lá em cima, terminei meu relacionamento e, depois de alguns meses, conheci outra pessoa. Tirei o balão e a vida continuou.
Mas aí vem o porém: não adianta tirar o balão e pensar que não vai comer, porque vai comer, sim. Não me cuidei, comi… e vieram junto as crises emocionais. Sim, o emocional é fundamental para tudo na sua vida. Engordei tudo o que perdi.
Chegou 2021. Com 38 anos, fui lá e coloquei outro balão. E aí me perguntam: “Por que vai por outro balão, se podes emagrecer de outro jeito?”
As pessoas precisam entender que ninguém é igual a ninguém. Cada um faz do jeito que quer e consegue, não é?
“Tá, por que não tomas remédios?” Porque eu não consigo e passo muito mal.
“Tá, por que você não faz uma academia?” Ué, porque eu não gosto e não vou fazer.
E assim foi: 15 quilos a menos. Mas também eu precisava entender que meu metabolismo já não era mais o mesmo de quando eu era mais nova, quando coloquei o primeiro. Mesmo comendo pouco, não consegui emagrecer o tanto que queria.
Passou um tempo, chegou a hora de tirar o balão, supertranquilo. Passando os meses, engordei novamente e cheguei aos 92 quilos, sem vontade de me arrumar, com um cansaço absurdo. Coloquei na cabeça que não queria ficar assim, queria mudar. E novamente, Dr. Hans esteve presente em mais um procedimento. Optei por realizar a gastroplastia endoscópica. Sim, com medo de morrer na anestesia, mas fui, porque sabia que Deus estava ali do meu lado, me guiando.
Fiz o procedimento e, no mesmo dia, fui liberada. Não senti nada, não passei mal, não sentia fome nenhuma, somente muita vontade de beber líquido.
E aqui estou: perdi 22 quilos em 8 meses, superfeliz. Quero perder mais 4 quilos e chegar aos 65 quilos — e vou conseguir.
Se você tem vontade de fazer algo para levantar sua autoestima, faça! ❤️
Obrigada, mais uma vez, Dr. Hans.

