Você sabe como funciona o tratamento com o balão gástrico?

Você sabe como funciona o tratamento com o balão gástrico?

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 46,6% da população com sobrepeso (IMC 25 a 29,9kg/m²) e obesidade (IMC maior que 30kg/m²) com riscos elevados de doenças associadas. Com o objetivo de ajudar essa população, existe o método seguro e eficaz do Balão Gástrico.
 
O Balão Gástrico é um dispositivo de silicone flexível que preenchido ocupa espaço no estômago do paciente, promovendo a sensação de saciedade, com a pessoa se sentindo satisfeita comendo bem menos, pois 70% do espaço funcional do estômago está preenchido. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) registrou o balão para tratamento de pessoas com o IMC a partir de 27kg/m². Para sua colocação, não é necessário cirurgia e sim apenas uma endoscopia digestiva com sedação, realizada na Clínica Digest.
 
Após repousar confortavelmente na clínica por 2/3 horas, o paciente é liberado para casa. Nas primeiras 72 horas, o paciente pode sentir enjoo e certo desconforto abdominal, período que o corpo se adapta à presença do dispositivo. Após esse período, o desconforto tende a passar e o paciente pode seguir normalmente suas atividades diárias, inclusive deve iniciar as atividades físicas. O Balão Gástrico é preenchido com 400 a 700ml de soro com azul de metileno (corante), que serve como marcador caso exista algum vazamento (urina se torna verde). É importante frisar que o vazamento e o rompimento do balão são extremamente raros e caso aconteça é necessário comunicar o médico.
 
O paciente pode ficar com o balão por até 8 meses para perder peso e se adaptar à nova realidade alimentar. O acompanhamento multidisciplinar médico, nutricional e atividade física são imprescindíveis, fazendo com que os resultados sejam otimizados e que com a retirada do balão se mantenha o peso perdido. A nutricionista acompanha mensalmente todos os pacientes, trabalhando exclusivamente com pacientes com obesidade e balão gástrico, tendo sua formação nesta área.